Tuesday, November 29, 2005

À procura do Outono

O Outono instalou-se. A cidade de Lisboa está extraordinariamente linda. Ou então eu já não reparava nela como devia, há muito tempo. A luz amarela que escorrega dengosa pelas fachadas e o manto de folhas douradas que cobre algumas ruas, já me fez alterar o percurso na minha ida para o trabalho (e descobri que é mais rápido e tudo...). Então: pus-me a pesquisar o Outono e descobri um que me pareceu muito interessante. Quem quiser um, tente encontrá-lo em "Grandview Road - Sugar Hill, New Hampshire".


Tuesday, November 22, 2005

Chocolate em Pó

O que sobra depois de um dia frio e cinzento? A massa cinzenta vai-se deslocando no céu, e a luz vai incidindo na cidade de maneiras diferentes. É bom ir de vez em quando à janela, ver em que escala de cinzentos se desenham os prédios à volta, nesse preciso instante. Num dia cinzento escuro só se pode andar na rua se se estiver a ir para fora dela. Para dentro de um café ou de um carro, para casa. Qualquer sítio quente. Ao entardecer, quando o céu começa a ficar densamente escuro, impõe-se um silêncio mental que me convida a apagar da memória todos os fragmentos de passado recente que acumulei ao longo do dia. Há tantas coisas que não interessam para nada... Resumo. Sento-me à janela e olho para o que sobrou do dia cinzento. Tudo se dissolveu em pó... de Chocolate.


Friday, November 11, 2005

Ponto G

O acto de comer chocolate começa pela sedução do olhar, e acho que este Outono, a Godiva se esmerou..
Vale a pena visitar o site: www.godiva.com

Outono Quentinho

Chegou o Outono. O frio começa, de mansinho, a enfiar-se onde não deve.. E já podemos passear pelas ruas de Lisboa acompanhados pelo cheirinho das castanhas assadas. Hoje, um primo contou-me duas histórias muito engraçadas. Ai que engraçadas.. Disse-me que não há castanhas melhores do que as que se vendem na rua, e que se dizia em tempos (espero que há muito tempo atrás) que os vendedores as regavam com urina antes de as assarem nas brasas. Ou seja, o seu sabor gostoso dever-se-ia ao "molho improvisado" usado nos preliminares da sua confecção.. E pelos vistos, ainda há mais tempo atrás, quando os leiteiros deixavam o leite à porta das casas, dizia-se que este também não escapava a um tratamento prévio à base do mesmo molho. "Diz que" ficava mais saboroso, mai'rico! Será que as donas de casa não davam pelo odor..? Ou seria algo que todos sabiam mas ninguém comentava? Engole e esquece, não é?

Sunday, November 06, 2005

Chocolate


E pronto... é neste ninho de cores intensas e inofensivas, nestas sementes de aspecto quente e inocente, que começa a desgraça. Estas criaturas pimpolhas são os agentes provocadores de um dos fenómenos mais polémicos e saborosos do mundo e são causadoras de lutas internas e existenciais. As sementes de cacau estão na origem do mais sublime e misterioso elemento à face da terra..

o Chocolate.